domingo, 25 de janeiro de 2009

Sampa

Em homenagem aos 455 anos da cidade de São Paulo, apresento o sanduiche de mortadela, o clássico dos paulistanos, que pode ser degustado em qualquer lugar da cidade, mas especialmente no Mercado Municipal. 

Em Brasília, também podemos apreciá-lo em nosso boêmio Mercado Municipal que fica na 509 Sul. 

Aqui vai a receita com ingredientes que incrementam o prato, o rendimento é para uma pessoa:

200 g de mortadela 
4 fatias de mussarela de búfula 
tomate seco a gosto

 Modo de Preparo: 
Coloque a mortadela em uma frigideira com pouco óleo, deixando-a tostar a gosto. Em seguida, derreta a mussarela de búfala por cima e no final adicione os tomates secos. Coloque no pão francês e sirva. 

Os créditos da receita vão para o paulistano Hocca Bar.

Grande abraço!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Risoto


E ele não me sai da cabeça: o risoto cítrico com camarões que tive a alegria de desfrutar no meu almoço de domingo. Que delícia. 
Tenho procurado novos sabores e me desafiado a comer coisas diferentes das que normalmente peço ou faço em casa, o objetivo é fugir da rotina e não é que tem sido bom!

Esse prato foi maravilhosamente preparado no Oliver da Asa Norte e o que dá o grande toque (além dos suculentos camarões) são as raspas de limão siciliano... meu Deus, que espetáculo. 

Aqui vai a descrição simples do prato: Risoto preparado com arroz italiano carnaroli, azeite extra virgem de oliva, raspas de limão siciliano e camarões.

Vale a pena conferir.

Grande abraço!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Banana Flambada

Flambar, eis a questão! 

Não é complicado, mas requer um certo jeito. Depois de alguns testes, não incendiei a minha cozinha, graças a Deus, e a banana flambada ficou uma delícia.
Achei muitas receitas na internet e cada uma com algum detalhe diferente. Percebi, de novo, que o que vale mesmo é o gosto do freguês e ponto.
A lista de compra dos ingredientes foi a seguinte:

Um dúzia de banana nanica madura (no ponto)
Açúcar e canela em pó
Manteiga ou margarina
Suco de laranja
Limão
Conhaque/Contreau
Sorvete de creme ou baunilha

Fiz vários testes, misturei os ingredientes e após algumas tentativas cheguei a algumas conclusões, mas apresento aqui aquela que mais agradou meus "amigos fregueses":

"Banana Flambada da Gi"


Descasque a banana e corte-a ao meio, enquanto isso, em uma frigideira de teflon, derreta uma colher de café de margarina/manteiga e frite a banana (dos dois lados) deixando-a bem corada. Com uma colher de sopa bem cheia de açúcar polvilhe a banana (cuide para que o fogo esteja baixo) para que ela caramelize, neste mesmo momento polvilhe a gosto com canela em pó.
Deixe no fogo por alguns minutos e quando o açúcar estiver caramelizado, flambe a banana com conhaque ou contreau (prefira o contreau pelo sabor apurado do licor que faz toda a diferença na sobremesa). Em seguida, coloque 3/4 de copo americano de suco de laranja e deixe o suco virar uma calda (não muito grossa). Desligue o fogo e sirva com o sorvete.

Vamos para a parte tensa do processo: flambar.

Fiz alguns testes e percebi que o ideal é uma frigideira com a borda não muito alta e ao colocar o conhaque ou contreau, deixe-o por alguns segundos na panela antes de aumentar o fogo. Quanto mais bebida colocar, mais alta será a chama, então a dica é: vá aos poucos... e incline um lado da frigideira próximo da chama. Não se desespere, a chama desaparece em poucos segundos, mas para que ela não se alastre pelo seu fogão (rs) observe duas coisas importantes: 

1. não abuse na quantidade de bebida, 
2. cuide para que seu exaustor esteja sempre desligado.

Por que o limão?

Não vamos fazer apenas uma banana, certo? Faremos muitas. E para não perder tempo limpando a frigideira ou utilizando várias, corte o limão ao meio e limpe a frigideira com o lado do sugo do limão, vai fazer uma calda grossa, mas é só passar papel toalha que a frigideira estará pronta para uso em poucos segundos.

Essa sobremesa é um espetáculo e muito fácil de fazer.

Boa semana e um grande abraço a todos (as)!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Salada de tomate


Tomates! Eles são maravilhosos.
Manjericão? São espetaculares.
Então, a sugestão do dia é: salada de tomate do Chef Jamie Oliver
Os créditos da receita vão para o Chef Janvier que a publicou.

Lá vai a receita:

Corte finamente os tomates, e disponha no prato de servir. 
Pique finamente a cebola, e espalhe por cima do tomate. Tempere com  sal, pimenta preta moída e orégano. Corte folhas de manjericão fresco e junte ao tomate. 
Regue generosamente com azeite extra virgem, e mais uns salpicos de vinagre balsâmico. 

Ingredientes:
Tomate
Sal
Pimenta
Orégano
Folhas de manjericão
Azeite extra virgem
Vinagre balsâmico 
Alho picado e tostado

Fácil, não? 

Bom apetite aos leitores e vamos aproveitar o verão tendo uma alimentação saudável!

Abraço!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Anonymus Gourmet


Dentre os blogs que leio frequentemente, um deles é o Anonymus Gourmet. As dicas são excelentes, principalmente para pratos rápidos e com ingredientes fáceis. Um homem que nunca fritou um ovo na vida ( e são muitos... rs), com certeza consegue fazê-lo e mais, cozinhar de fato com as dicas do Anonymus. Uma mulher que está iniciando a sua vida na cozinha e não quer perder tempo, também vai adorar o blog, e para aquelas que como eu já desfrutam desse ambiente por muitos anos, irão ganhar tempo no seu dia-a-dia.

O blog é escrito pelo apresentador, escritor e advogado gaúcho José Antonio Pinheiro Machado que é carinhosamente conhecido por Anonymus, graças ao sucesso do seu programa Anonymus Gourmet e as dezenas de livros publicados.

Num dos seus posts ele escreve de maneira bem-humorada sobre alguns cuidados que se deve ter ao escolher um restaurante, e cá entre nós, quem nunca se aventurou em lugares "inesquecíveis", mas que nunca mais deseja voltar? (risos).  Então, aventure-se nas dicas do Anonymus que reproduzo aqui na íntegra.

Abraços,

Cuidados para escolher um restaurante

Qual o item mais importante a considerar num restaurante: “cozinha”? “serviço”? “ambiente”? ¾ me perguntam numa enquête, logo para mim, um radical da cautela, cuja prudência foi educada pela adversidade.

            “Constância.” — respondo. Constância é a virtude que espero na hora do jantar. Justifico argumentando que há restaurantes que vivem em estado de insurreição permanente: a cada semana mudam os cozinheiros, mudam os garçons, mudam até os temperos. Para freqüentar esses lugares é preciso, acima de tudo, amar a aventura. Na mesa, busco certezas. Deixo o inesperado para depois das refeições. Prefiro a aventura no cinema, na TV em horas tardias ou em alguns contos de terror de H.P. Lovecraft.  Recuso-me a fazer do jantar uma jornada de ação e mistério.

 

Sempre tive a impressão de que certos restaurantes nunca dantes frequentados se parecem a abismos sombrios e insondáveis, habitados por garçons de humor incerto e cozinheiros de talento duvidoso, onde se deve estar preparado para tudo. Inclusive para cenas assombrosas de monstros marinhos emergindo fumegantes do prato de sopa.

 

Mas reconheço que existem espíritos desbravadores que adoram sair à procura das surpresas de uma mesa desconhecida. É aquela incontrolável curiosidade por novidades que leva alguns a espiar pelos buracos das fechaduras e a outros, como Cristóvão Colombo, a descobrir a América. Considerando que, hoje em dia, os segredos a serem espiados pelas fechaduras estão com as portas escancaradas, e que não há continentes a desvendar, quem sabe uma expedição para descobrir um novo restaurante? Emoção e adrenalina no prato do dia. A ânsia indomável dos velhos navegadores convertida no desejo fremente de enfrentar rins inescrutáveis, picadinhos sem biografia, molhos sabe-se lá do quê, feitos sabe-se lá quando, ¾ mas também, quem sabe, damas inesperadas a espreitar de mesas vizinhas.

 

Uma regra de ouro para esses desbravadores gastronômicos: respeitar com rigor os horários do restaurante a ser tentado. Especialmente à noite. Chegar muito tarde é um desafio à má vontade dos garçons e ao esmero das cozinheiras. Eles e elas são pessoas que têm, depois do expediente, aflições como as de qualquer ser humano: desde um prosaico último ônibus que não pode ser perdido, até tormentosas paixões nas sombras da madrugada.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Costelinha



Aos amantes do OutBack, Fridays e Roudhouse aqui vai uma "Baby Back Ribs".Vamos começar esse bate-papo (ainda não sei se deveria ter colocado esse hífen, mas enfim... rs) falando de gastos, sim gastos $$$$$.

Esse não é um prato barato, certo? Bom, eu acho que não. 
Você gasta, tranquilamente, de 40 a 50 reais para saborear um prato como esse acompanhado de bebida, às vezes uma sobremesa e mais os 10% do garçom. 

OK! Temos que considerar o entretenimento, o ambiente, a companhia e etc... Mas, se quiser gastar pouco e comer uma deliciosa costelinha que servirá duas pessoas, você gastará não mais que entre 15 a 20 reais. E claro, desfrutando do conforto de seu lar... rs rs.

Vamos a receita:

Tentei facilitar minha vida e consegui, comprei uma costelinha de 800 gr congelada no supermercado que já vem temperada e paguei 11 reais por ela, deixei descongelar (sempre na geladeira, viu pessoal!) de um dia para o outro.

Para garantir o tempero, separadamente coloquei em um recipiente 3 colheres de sopa de azeite (colavita - o melhor) misturado com algumas pitadas de sal grosso e molho árabe (daqueles que põe na esfiha) e reguei sobre a carne.

Deixei o forno pré aquecer por uns 10 min. a 200 graus. Enquanto isso, coloquei a costelinha num refratário e cobri com papel alumínio e  levei ao forno para assar por 40 minutos.

Depois tirei o papel alumínio e deixei mais uns 10 minutos para dourar. Tirei novamente e besuntei a costelinha dos dois lados com muito molho barbecue. Devolvi ao forno por mais 10 minutos e pronto, lá estava ela!

Ficou uma delícia, suculenta e muito saborosa.

Pra acompanhar coloquei crotons de alho, mas poderia ser uma salada ou batata assada.

É de dar água na boca, não?

Vou fazer outro teste, mas agora com a costelinha fresca e, tão logo a faça; repasso para vocês.

Abraços e bom apetite!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo!

O culto de ação de graças que aconteceu ontem, na véspera da virada de ano, trouxe uma profunda reflexão sobre o que fazemos com o nosso tão estimado "tempo", e dentre as meditações que pude fazer; uma foi trazida de maneira poética, instigativa e com muita propriedade e, por isso, gostaria de compartilhar com vocês o poema "tempo" de Carlos Drummond de Andrade:

TEMPO. . .

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...

...Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!


Que tenhamos um 2009 cheio da presença do Deus Santo e Verdadeiro, e que ele na sua infinita bondade nos faça lembrar todos os dias o que fazemos com nosso precioso tempo e que nos oriente a agirmos com sabedoria e prudência em toda a nossa caminhada.


Que venha 2009! 


Abraços,