domingo, 18 de janeiro de 2009

Banana Flambada

Flambar, eis a questão! 

Não é complicado, mas requer um certo jeito. Depois de alguns testes, não incendiei a minha cozinha, graças a Deus, e a banana flambada ficou uma delícia.
Achei muitas receitas na internet e cada uma com algum detalhe diferente. Percebi, de novo, que o que vale mesmo é o gosto do freguês e ponto.
A lista de compra dos ingredientes foi a seguinte:

Um dúzia de banana nanica madura (no ponto)
Açúcar e canela em pó
Manteiga ou margarina
Suco de laranja
Limão
Conhaque/Contreau
Sorvete de creme ou baunilha

Fiz vários testes, misturei os ingredientes e após algumas tentativas cheguei a algumas conclusões, mas apresento aqui aquela que mais agradou meus "amigos fregueses":

"Banana Flambada da Gi"


Descasque a banana e corte-a ao meio, enquanto isso, em uma frigideira de teflon, derreta uma colher de café de margarina/manteiga e frite a banana (dos dois lados) deixando-a bem corada. Com uma colher de sopa bem cheia de açúcar polvilhe a banana (cuide para que o fogo esteja baixo) para que ela caramelize, neste mesmo momento polvilhe a gosto com canela em pó.
Deixe no fogo por alguns minutos e quando o açúcar estiver caramelizado, flambe a banana com conhaque ou contreau (prefira o contreau pelo sabor apurado do licor que faz toda a diferença na sobremesa). Em seguida, coloque 3/4 de copo americano de suco de laranja e deixe o suco virar uma calda (não muito grossa). Desligue o fogo e sirva com o sorvete.

Vamos para a parte tensa do processo: flambar.

Fiz alguns testes e percebi que o ideal é uma frigideira com a borda não muito alta e ao colocar o conhaque ou contreau, deixe-o por alguns segundos na panela antes de aumentar o fogo. Quanto mais bebida colocar, mais alta será a chama, então a dica é: vá aos poucos... e incline um lado da frigideira próximo da chama. Não se desespere, a chama desaparece em poucos segundos, mas para que ela não se alastre pelo seu fogão (rs) observe duas coisas importantes: 

1. não abuse na quantidade de bebida, 
2. cuide para que seu exaustor esteja sempre desligado.

Por que o limão?

Não vamos fazer apenas uma banana, certo? Faremos muitas. E para não perder tempo limpando a frigideira ou utilizando várias, corte o limão ao meio e limpe a frigideira com o lado do sugo do limão, vai fazer uma calda grossa, mas é só passar papel toalha que a frigideira estará pronta para uso em poucos segundos.

Essa sobremesa é um espetáculo e muito fácil de fazer.

Boa semana e um grande abraço a todos (as)!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica...uma maravilha...!!!

L. disse...

Valeu...!! Gostei muito...!!!

L. disse...

Acabei de fazer e ganhei um super elogio da minha esposa...!!! Não é incrível...? hummmmmmmm...!!!