domingo, 7 de junho de 2009

Especial Campos do Jordão III

Vamos seguir em frente com o Especial de Campos do Jordão... Hoje pretendo falar um pouco da cidade e dos pontos turísticos.

Para quem já foi à Gramado e Canela, Serra Gaúcha e afins, saiba que Campos do Jordão é bem parecida com essas bandas, porém é uma cidade maior, mais movimentada.

O centro - não turístico - tem um dia-a-dia corrido, com vários bancos, lojas, supermercados e um trânsito volumoso. Abrindo um parênteses, a prefeitura da cidade deveria se preocupar mais com quantidade de buracos que tem pelas ruas ... é um maior que o outro... fecha parênteses. Já o centrinho de Capivari - rota turística - tem um comércio voltado para o visitante. Tudo é bem arrumado e pequeno. Como falei anteriormente, não fui na alta temporada, mas quem já foi me relatou que o Capivari fica abarrotado de gente e que até para estacionar o carro é complicado. Traçando um breve paralelo... fui à Gramado em dezembro de 2006, para ver o Natal Luz, ou seja, alta temporada, mas mesmo assim não era aquela loucura de gente e carros, claro, a cidade estava bem movimentada, mas não era o caos.

Quanto à beleza natural, Campos do Jordão tem muitas opções. Desde o caminho para se chegar ao pico do Itapeva ou até o horto, as estradas estreiras e a exuberante mata atlântica ao lado fazem toda a diferença. Confesso, porém, que fiquei um pouco decepcionada com a estrutura que o turista dispõe no Pico do Itapeva. O local não tem um mirante decente e o comércio local poderia ser melhor apresentado e oferecer uma pequena área com uma praça de alimentação adequada. Sobre o pico, ele tem mais de 2000 metros de altitude e de lá dá para se avistar várias cidades da região... se o tempo estiver bom, claro.

O mirante que fica na estrada que leva à CJ, "Vista Chinesa", é espetacular; de uma beleza ímpar. Lindo, lindo, lindo mesmo.

O Alto Capivari é o bairro com as lindas mansões de Campos do Jordão, você poderá vê-lo ou num passeio de trenzinho (10 reais por pessoa, passeio de 40 minutos) ou de carro quando estiver indo para o Pico do Itapeva.

O Morro do Elefante proporciona uma vista panorâmica da cidade e é de fácil acesso (você pode ir de teleférico ou de carro) e fica bem perto do centro do Capivari. Ah! Só para lembrar que o teleférico sempre fica a uma distância de 3 metros do chão... e o assento é individual. O morro oferece uma pequena lanchonete e a vista (e ponto) ... em meia hora o passeio acabou.

O horto é gigante e muito bonito... com várias trilhas, muitas araucárias. O local oferece área para pic nic, mesas, banheiros, lanchonete e pequenos galpões com lojinhas que vendem lembrancinhas e artesanatos da região. A entrada no horto é cobrada... você paga para estacionar o carro mais o ingresso individual... no meu caso, tudo ficou 15 reais... pagando meia entrada... apresentando a carteirinha de estudante.

Outros locais para se visitar:

Ducha de Prata, Pedra do Baú, pequenas estâncias que oferecem arborismo, rappel e outros esportes radicais.

Seguem algumas fotos dos locais comentados


Pico do Itapeva

Horto Florestal

Horto Florestal

Morro do Elefante

Avenida principal de CJ

Subindo o pico do Itapeva encontramos essa beleza natural

Bairro Alto Capivari

Vista Chinesa


Para o próximo post... comentários sobre a Cervejaria e Fábrica da Baden Baden e do Restaurante Ludwig.

Abraços e até lá!

Um comentário:

Mê °o° disse...

Gi, fiz uma homenagem ao teu blog lá no melissaporai.blogspot.com. Passa lá! Bjsss