quinta-feira, 11 de junho de 2009

Campos do Jordão IV - As melhores dicas

Não sei você, mas eu sempre deixo o melhor para o final... então, considere este último post de Campos do Jordão como "O Melhor da Cidade".

Cervejaria Baden Baden

Localizada na cidade de CJ, em uma pequena área, a fábrica se propõe a fazer um produto (cerveja) artesanal de qualidade e diferenciado das grandes marcas. Para visitar a fábrica é free (0800), você apenas precisa ligar com antecedência para marcar o horário. Algumas empresas de turismo oferecem o transporte, mas se você estiver de carro poderá se deslocar facilmente até a fábrica. Recomenda-se que o turista chegue ao local com 20 minutos de antecedência para confirmar sua reserva.

Antes de iniciar a visita você fica aguardando numa área reservada para o grupo que dispõe de cadeira e guarda-sol. A visita é guiada por uma funcionária da empresa e logo na entrada você ganha um "vale chopp" para degustação no final. A visita toda tem a duração de aprox. 30 minutos onde são apresentados os ingredientes da cerveja, processos, até o produto final. Após a degustação, você tem uma loja com todos os produtos da Baden Baden, incluindo camisetas, bonés, copos e outros.

O outro lado da Baden Baden é a cervejaria no centro do Capivari, com muitas mesas na calçada, um cardápio legitimamente alemão, com vários tipos de salsicha, chucrute, carne de porco defumada e, claro, a cerveja da casa.

O ambiente é bem agradável, frequentado pelos turistas e pela sociedade paulistana... então, é um desfile de gente? Sim, e de carros também. Apesar disso, o local é simples, sem luxo e informal. Depois de desfrutar das delícias da casa, você tem a sua disposição uma loja da Baden Baden com produtos da cervejaria, além da linha completa de cervejas.

Para quem aprecia cerveja, já podemos encontrar a Baden Baden na rede do Pão de Açúcar.

Baden Baden: parada obrigatória.









E o último comentário sobre Campos do Jordão, sem dúvida, em minha opinião, é o melhor de todos... então, vamos lá!

Ludwig

O restaurante fica em uma linda casa que foi construída na década de 60 e tem a sua volta um belo jardim. Em dias normais, a casa atende até 80 pessoas, mas pode atender até 250 em grandes eventos. O grande lance é como é a casa... começando pela decoração clássica e rústica, com toque europeu. Os quadros nas paredes e cada objeto de arte formam um linda combinação.

Quando chegamos até o restaurante, que fica ao lado da Pousada Canadá Lodge, ficamos intimidados com o silêncio do ambiente, mas depois percebemos que o lugar era diferente mesmo... hummm... meu amigo, no Ludwig se vai "a dois" e ponto. Pense num lugar romântico ... com uma linda sala, lareira, mesas bem postas, pratos de porcelana, talheres de prata, taças de cristal... um atendimento personalizado, cheio de mimos e atenção. Quer um pequeno exemplo?

Depois de escolher os pratos, bebidas... o garçom (atento) diminui a luz que fica sobre a mesa pra deixar o local mais aconhegante ... outro exemplo: pedimos o fondue de queijo da casa, eleito três vezes consecutivas pela Revista Veja como o melhor de CJ, ficamos no aguardo... escolhemos um vinho... e entre uma conversa e outra, eis que chega o fondue! O garçom muito educado põe a mesa, apresenta os acompanhamentos (além dos pães, cubos de pera, geleias de damasco, framboesa, abacaxi e cereja) e, em seguida, explica como o fondue foi feito. Em sua mão esquerda uma garrafa de aguardente de cereja e logo ele explica que a bebida foi utilizada no preparo, mas que já evaporou, então ele despeja uma dose da cachaça num pequeno recipiente e fala: "para se extrair o máximo do sabor do fondue, molhe apenas uma das pontas do pão e só depois mergulhe-o no queijo"... e antes de sair ele diz: "aproveitem o momento"... meu amigo... minha amiga... e QUE momento!

O sabor é realmente incomparável! Nunca apreciei algo como aquilo... um aroma... um sabor... uma textura... e as combinações com as geléias, a cachaça... tudo maravilhoso. É, sem dúvida, um momento memorável! Tudo colabora no lugar: a casa, o atendimento, a cozinha, a apresentação da mesa. Fiquei impressionada.

Mas saiba de uma coisa... lá, no Ludwig, foi também a conta mais cara que já pagamos... nada é barato, mas valeu a pena, e muito! Quando o garçom disse "aproveite o momento"... entendemos que lá não é um lugar onde se vai sempre ou de vez em quando... o recado caiu como uma luva... aproveitamos, nos divertimos, apreciamos um bom vinho e a sensação boa ficou... e essa foi uma experiência, mais uma, inesquecível.





Abraços!

Um comentário:

Fabio disse...

Oi Gislaine, td bl?

Muito legal as dicas de CJ.
E, nossa! O mais impressionante pra mim e' que eu e minha esposa marcamos e reservamos ontem pra passar de segunda a sexta da proxima semana, no Canada Lodge, e so agora que achei sua pagina e vi que vc fez o mesmo...isso e' um sinal que acertamos na escolha :D
Estou imprimindo suas dicas, vao ajudar pacas.

Beijos.