quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lasanha



Vou finalizar o ano com essa receita maravilhosa que foi preparada e saboreada por amigos mais que especiais, na última segunda-feira: Fernanda, Mauro, Tati e Silvio esse post é pra vocês.

Lá vai a receita...

500 gr de massa fresca (que vá direto ao forno)
500 gr de muçarela
500 gr de presunto
100 gr queijo parmesão ralado
Duas latas de tomate pelatti
Um cubo de caldo sabor bacon
Mostarda, sal e pimenta a gosto

Aqueça rapidamente um fio de azeite na panela e, em seguida, coloque o tomate pelatti, a mostarda e o caldo e deixe cozinhar por alguns minutos. Como a massa é fresca, dispensa o cozimento prévio da mesma, e para não ter dúvidas de que ela realmente irá cozer, acrescentamos a mesma medida da lata do tomate pelatti de água. 

Vá experimentando e acertando, se necessário, com sal e pimenta. Capriche na mostarda, ela dá um toque todo especial ao molho de tomate realçando os sabores.

Para montar a lasanha, utilize (preferencialmente) um recipiente de vidro que vá ao forno (marinex) e coloque uma generosa camada de molho no fundo e, em seguida, forre-o com a primeira camada de massa, regue-a com uma concha de molho e inicie colocando as fatias de presunto e depois as de queijo. Repita essa sequência até a borda do refratário. Finalize polvilhando o molho parmesão

Não se esqueça que para cada camada de massa, faz-se necessário cobrí-la de molho, dessa forma não tem como errar o cozimento.

O tempo de preparo dessa receita é de aprox. 30 minutos, depois leve ao forno até que o molho esteja reduzido e o queijo de cima gratinado.

O que beber nesse caso?

Vai bem um vinho tinto seco "carbenet sauvignon", melhor ainda se for o chileno "Ventisquero" Clássico que tem um sabor inigualável, com tons de ameixa e cereja.


Espero que gostem da receita e apreciem esse belo vinho.

Abraços,

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Festas


Pessoal...

Quantas festas, não? Convites não faltam. É uma confraternização da empresa aqui, uma reunião de amigos ali, os familiares se encontrando e comemorando, enfim! Essa época do ano é fantástica, amolece o coração de qualquer um. 

Desejo a todos boas festas, boas risadas e muita diversão. Façamos dos nossos dias, bons dias e que Deus nos ajude a sermos pessoas melhores para que tenhamos um mundo melhor.

Abraços,

domingo, 21 de dezembro de 2008

A cozinha do Zé

Esse post é dedicado especialmente ao meu amigo e irmão Zé!
Uma pessoa que tem um coração muito grande e uma disposição que inspira qualquer um.

O Zé é o "Gourmet Oficial" (o verde é em homenagem ao Palmeiras... rs) da IPLN e em todos os eventos e encontros ele nos agracia com seus maravilhosos pratos. No último jantar da IPLN, ele e a Claudinha deram um show na cozinha. Parabéns aos dois chefs!

Desafio "Zé" (o vermelho é em homenagem ao HEXAgerado SPFC)

Como eu não gosto de peixe, siri e caranguejo, o Zé propôs um desafio para mim e disse que faria uma casquinha de caranguejo (apenas UMA) e que se eu gostasse não teria direito a repetir, pois bem... vamos ver!


Fica então registrado que eu aceito o desafio, e também minha singela homenagem a esse homem de Deus que nos agracia com sua disposição e desprendimento.

Valeu, Zé!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Quinta-feira

Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã de massa e, por isso, obviamente, tenho mais facilidade em fazê-la e de criar e recriar sabores. Num desses dias de trabalho intenso, cansaço intenso e fome intensa... cheguei em casa e fiz essa massa que batizei de "Espaguete à Mandolini" em homenagem ao meu marido... =) e também porque ele é meu "apreciador" oficial dos pratos que faço em casa e esse está entre os seus preferidos. Prá quem gosta de massa, lembre-se sempre que um produto de qualidade faz toda a diferença, por isso não deixe de considerar preço e qualidade ao comprar massa no supermercado. O ideal é fazer a massa em casa, mas para pessoas como eu que moram em apartamento é praticamente impossível ! Bem, a receita é simples e serve muito bem duas a três pessoas:

* Meio pacote de espaguete,
* Para o molho:
- utilize duas latas de tomate pelatti que você encontra facilmente no supermercado,
- Duas colheres de mostarda,

- Meia colher de molho inglês,
- Duas cabeças de alho,

- Duas colheres de molho barbecue,

- Azeitona e azeite a vontade,


Cozinhe o macarrão, e enquanto isso aqueça o azeite, frite o alho (picadinho), acrescente os tomates juntamente com a mostarda, molho inglês e barbecue, e tempere com sal e pimenta a gosto (faça as correções que desejar, se você gosta do sabor da mostarda ou do barbecue como eu, capriche na porção). Deixe o molho cozinhar até encorpar, coloque a azeitona e pronto. Sirva com um saboroso azeite, pimenta moída na hora e queijo ralado.


Um grande abraço, e bom apetite!

Comemorar!


Em clima de festas de fim de ano que relato a vocês minha experiência no Alice Restaurante.

Vamos lá... Um lugar especial requer uma data especial, não é? Pois bem, a data foi 30 de novembro e o motivo meu 6º aniversário de casamento. Hummm, uma data como essa merece um lugar como esse.

Não sei muito bem por onde começar, mas saiba de uma coisa meu caro (a) leitor (a) que o que vou escrever não é novidade. Sim, não tem novidade nenhuma.

Já faz algum tempo que “sondo” uma possível ida ao Alice, e como de costume, sempre leio a respeito e procuro várias fontes para consolidar minha opinião. Bem, eu como todos os que já foram, reconhecem o primor dessa cozinha.

Saboreamos: Boeuf Bourguignon e Gigot d´ agneau à la sept heures, além das sobremesas Tarte Tatin e o Creme Brulée à la vanille; todos eles de sabores únicos, bem preparados e lindamente servidos.

Descrição dos pratos, acesse http://www.restaurantealice.com.br/menu/view/2.

O que falar do atendimento? Começo falando da cortesia ao abrir da porta, literalmente uma saudação “seja bem-vindo” que se estende durante todo o tempo com uma presteza sem igual. No dia em que fomos não vimos a Sra. Alice Brasserie, mas sei que quando ela está recepciona graciosamente cada cliente, conforme relato de amigos.

O ambiente é aconchegante, pequeno e delicadamente decorado à francesa e que nos remete por algumas horas às boas lembranças de Paris.

Para se desfrutar de algo assim, é preciso disposição para pagar, mas convenhamos que datas e dias especiais mereçam o preço a ser pago. Então, fica registrada a dica.

Como ainda não conheci a Sra. Alice Brasserie, espero voltar em breve para conhecê-la pessoalmente e, claro, apreciar outros pratos da casa.

Alice Brasserie - SHIS QI 17 Comércio Local - Ed. Fashion Park - Lago Sul - Telefones: (61) 3248-7743 / 3248-7699 / 8182.

Abraços,

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Restaurante Mangai


 Amigos (as), 

Vou trocar um pouco a seqüência dos acontecimentos, mas é por um bom motivo. 

No último sábado tive a oportunidade de degustar a comida nordestina servida no Restaurante Mangai. 


Pra quem não sabe, nunca ouviu falar, não gosta de comida nordestina, não sabe onde fica, já ficou alguns ou vários minutos procurando o endereço e não achou, para aqueles que já foram, mas na hora de ir embora ficou todo desorientado para retornar a pista que vai para a ponte JK... ufa... é pra você, meu amigo e minha amiga que escrevo!


Bem vamos ao relato: 

Eu e meu marido, há duas semanas atrás ficamos procurando o “Mangai” por muitos minutos... e nada de achar... também as referências foram ótimas! Obrigada, amigos! (risos). De qualquer forma, desistimos naquela ocasião. 


No último sábado, precavidos... procuramos detalhadamente o endereço no “Dr. Google”, ele sabe tudo! E claro, encontramos. Seguimos para lá, já era mais de duas da tarde...  e eu falando para o meu marido: “Não vamos comer lá, self service, aff... a comida está fria!” Mas, lá fomos nós! Meu marido tem fé. 

Encontramos o endereço direitinho: segue em direção a ponte, pega a última entrada ANTES da lombada eletrônica, vire a direita, siga... pronto, chegou. 


Olhei o estacionamento: LOTADO. Ok, tudo bem, normal, não é? Até a Churrascaria Porcão a essa hora é lotada. 


Estacionamos e lá fomos nós, naquele sol que Deus mandou no sábado, que calor! 


Subimos as escadas (me desculpe a riqueza de detalhes, mas não quero deixar nada para trás), e eis que chegamos, finalmente ao famoso Mangai... "terra a vista"... (risos). Gente tirando foto, outros dormindo em algumas redes, crianças no playground e um espaço gigante na minha frente, bem decorado, com garçons vestidos de cangaceiros, que legal! Me senti no nordeste. 


Não sei direito, mas segundo um graaaaaande amigo nosso que nos acompanhou no almoço, lá cabe aproximadamente 1000 pessoas... se alguém do “Mangai” ler esse humilde post, nos atualize, por favor. 


Reitero... tudo bem decorado, limpo, organizado e com uma variedade que nem a melhor churrascaria tem. É muita coisa, para todos os gostos. Eu, particularmente, não sou fã de comida nordestina, mas sinceramente, comi bastante e tinha tudo o que gosto. 


Não tenho certeza, mas acho que tinha mais de 50 pratos diferentes, é muita coisa!!! 


Você pega um pouquinho aqui e ali... e mais um pouquinho e por mais controlado que você seja... seu prato fica cheio, meu amigo. Olha que eu como relativamente pouco, e meu prato ficou em aprox. $20,00 no self service. 


O garçon-cangaceiro que nos atendeu, muito simpático e educado por sinal, nos sugeriu um suco de morango com graviola, uma delícia e claro, nos ofereceu a jarra... aceitamos, e pagamos 18 reais e uns quebrados pela jarra, mas valeu a pena. 


Além da variedade das comidas, a ilha de sobremesas é algo espetacular, com muita sobremesa deliciosa... e tudo bem feito e gostoso. 


A única ressalva que faço diante de tudo o que escrevi, é o preço... achei “salgado” demais... Tá bom, não é um self service tradicional... mas o preço também não é o “tradicional”. 


De toda sorte, vale a pena conferir, e sem medo de ser feliz... (risos) e de pagar a conta (risos). 


Parabéns aos empresários, a excepcional arquiteta e ótimos cozinheiros e atendentes do recém-chegado à nossa cidade: Restaurante Mangai. 

Abraços!

 

sábado, 6 de dezembro de 2008


Caros amigos,

Seguem as minhas experiências da semana:

“Restaurante Alice” no Lago Sul,

“Restaurante Mangai” no Setor de Clubes Sul.

Minha receita da semana:

Omelete de queijo minas frescal.

Detalharei cada um nos próximos posts!

Abraços!