quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lasanha



Vou finalizar o ano com essa receita maravilhosa que foi preparada e saboreada por amigos mais que especiais, na última segunda-feira: Fernanda, Mauro, Tati e Silvio esse post é pra vocês.

Lá vai a receita...

500 gr de massa fresca (que vá direto ao forno)
500 gr de muçarela
500 gr de presunto
100 gr queijo parmesão ralado
Duas latas de tomate pelatti
Um cubo de caldo sabor bacon
Mostarda, sal e pimenta a gosto

Aqueça rapidamente um fio de azeite na panela e, em seguida, coloque o tomate pelatti, a mostarda e o caldo e deixe cozinhar por alguns minutos. Como a massa é fresca, dispensa o cozimento prévio da mesma, e para não ter dúvidas de que ela realmente irá cozer, acrescentamos a mesma medida da lata do tomate pelatti de água. 

Vá experimentando e acertando, se necessário, com sal e pimenta. Capriche na mostarda, ela dá um toque todo especial ao molho de tomate realçando os sabores.

Para montar a lasanha, utilize (preferencialmente) um recipiente de vidro que vá ao forno (marinex) e coloque uma generosa camada de molho no fundo e, em seguida, forre-o com a primeira camada de massa, regue-a com uma concha de molho e inicie colocando as fatias de presunto e depois as de queijo. Repita essa sequência até a borda do refratário. Finalize polvilhando o molho parmesão

Não se esqueça que para cada camada de massa, faz-se necessário cobrí-la de molho, dessa forma não tem como errar o cozimento.

O tempo de preparo dessa receita é de aprox. 30 minutos, depois leve ao forno até que o molho esteja reduzido e o queijo de cima gratinado.

O que beber nesse caso?

Vai bem um vinho tinto seco "carbenet sauvignon", melhor ainda se for o chileno "Ventisquero" Clássico que tem um sabor inigualável, com tons de ameixa e cereja.


Espero que gostem da receita e apreciem esse belo vinho.

Abraços,

Um comentário:

Anônimo disse...

essa lazanha ficou maravilhosa. o tom ao dente, percebido no corte da faca. parabéns.