domingo, 24 de janeiro de 2010

Churrasco

Aos apreciadores do bom e clássico churrasco, aqui vão as dicas do jornalista Claudio Gradilone que é colunista no site do IG no qual escreve sobre finanças pessoais.

Por que não aliar o últil (economizar) ao agradável (comer aquela picanha na cia dos amigos)? Afinal, temos que cultivar a boa prática do não desperdício.

Aproveitem o bom e ensolarado domingo!


--

Como não torrar dinheiro no churrasco

O domingo se aproxima e, apesar dos ameaçadores prognósticos de chuva, domingo é dia de churrasco, o prato preferido dos brasileiros (sim, as pesquisas mostram que a feijoada ocupa um honroso segundo lugar na preferência nacional). Como fazer para não desperdiçar dinheiro na hora de reunir os amigos ao redor das brasas?

Segundo o Serviço de Informação da Carne (SIC), mantido pelas entidades que representam o setor, o cálculo é razoavelmente simples: cada convidado deverá consumir ao redor de 400 gramas de carne. Assim, um churrasco com dez convidados vai requerer quatro quilos de carne, e vinte convidados vão demandar oito quilos.

Essa, porém, é uma conta simplista, que considera apenas um tipo de carne. Segundo o SIC, se houver um bufê de saladas é possível reduzir a conta para 300 ou 350 gramas de carne por pessoa. Nos churrascos, os homens tendem a comer mais carne e as mulheres em geral consomem mais acompanhamentos como saladas.

Se você optar por mais variedade no cardápio, vale a recomendação do empresário gaúcho Mauro Camargo, criador do programa Embaixador do Churrasco. Ele sugere oferecer as seguintes entradas: linguiça (60 gramas por pessoa), asa de frango (100 gramas por pessoa) e costela de porco (100 gramas por pessoa). As carnes principais são picanha (150 gramas por pessoa), fraldinha e maminha (100 gramas por pessoa). No total, 510 gramas por pessoa.

E quanto às bebidas? A conta mais básica é de meio litro de água mineral e refrigerante por pessoa. Se o dia prometer ser excepcionalmente quente, pode elevar para 600 mililitros por pessoa. No caso da cerveja, a recomendação é de três latas por pessoa – mas essa conta varia muito, dependendo do consumo de álcool dos convidados.

Extraído em 23.01.2010 http://colunistas.ig.com.br/seudinheiro/2010/01/23/como-nao-torrar-dinheiro-no-churrasco/

sábado, 16 de janeiro de 2010

Atualizando...

Olá blogueiros, companheiros, amigos e visitantes!
Conforme minha barriga cresce (já estou, aliás estamos quase lá), meu tempo está muito apertado com os preparativos para a chegada do meu primeiro filhote.

Mas tenho algumas atualizações a fazer e por isso estou aqui! Atualizações que farão a diferença para aqueles que, como eu, estão em janeirão em Brasília.

1 - Restaurante Trulli (Asa Sul): ficou fechado por algum tempo para reforma, mas a casa foi extinta definitivamente. Para aqueles que apreciavam os bons pratos servidos no Trulli como eu, agora ficarão só na saudade. Uma pena. O novo restaurante que ocupa o local é o "Don Durica", numa versão self service, muito boa por sinal. Várias saladas, carnes e acompanhamentos bem apetitosos.

2 - Restaurante Oliver (Asa Norte): a casa está fechada neste endereço, restando apenas no Clube de Golfe de Brasília, que aliás fica num local charmosíssimo. Minha lamentação com o encerramento das atividades do Oliver da Asa Norte é que ele ficava numa região central de BsB, de fácil acesso durante a semana, além do ambiente moderno e aconchegante.

3 - Restaurante San Lorenzo (Sudoeste): me impressiona a variedade de bares e restaurantes instalados neste bairro nobre de Brasília. Tem de tudo, para todos os gostos e tipos de bolso. Tive o prazer de conhecer a casa no mês passado, que embora muito pequena, é muito aconchegante, com uma decoração charmosa e uma iluminação muito agradável. Os preços são compatíveis com o que é servido: pratos individuais, com ingredientes diferenciados e um ambiente também diferenciado, ou seja, não é barato. Vale a pena conferir.

4 - Café Antiquário (Pontão do Lago Sul): com um cardápio extremamente variado e uma vista privilegiada para o Lago Paranoá, é uma boa pedida para aqueles que não sabem o que querem comer e gostam de variedade. Depois de alguns minutos lendo o cardápio fica fácil escolher o seu prato. Preços interessantes, boa carta de vinhos e bom atendimento.

Até breve, com outras novidades e informações... Grande abraço a todos!