domingo, 12 de abril de 2009

Carbonara!

Receita Campeã... essa eu aprendi com meu amigo - italiano - Rodrigo, quando visitei ele e sua esposa Patrícia, em Londres. Só verdadeiros amigos aturam duas pessoas em sua casa por mais de 40 dias... rs

Então, vamos lá: espaguete CARBONARA com adaptações (para facilitar a vida!).

Ingredientes:

Espaguete n. 7 (pode ser outro, tá? fique a vontade)
Bacon
Ovos
Azeite
Creme de leite ou molho branco/4 queijos (de caixinha)
Salsa ou manjericão

O esquema é simples e está na ordem de tarefas:

O Bacon 

primeiro corte-o em cubinhos. Ao comprá-lo prefira uma peça não muito gorda (gordura), quando mais carne melhor. Frite-os até que fiquem dourados. Não precisa colocar óleo na panela, ok? O bacon já tem de mais. Outra dica: quanto maior a área da panela, mais rápida será a fritura. Quando terminar este processo, escorra o bacon e reserve-o em um recipiente com papel toalha.



Os ovos 

Sempre utilizo 5 ovos, ele deixa o macarrão encorpado. Em um recipiente bata os ovos (devidamente separado da casca) com uma pitada de sal e pimenta e deixe de lado.






O Macarrão 

Coloque a água para ferver e não se esqueça de um bom punhado de sal e um generoso fio de azeite. Quando a água estiver bem quente coloque o macarrão e mexa com um garfo grande, de vez em quando, só para garantir que ele não grude. Cozinhe o macarrão no ponto que desejar, para isso, vá "provando" ao longo do cozimento: pegue um fio de macarrão da panela com um garfo e resfrie-o em água corrente, coma e sinta a textura da massa. Encontrou o ponto? Então, escorra a água do macarrão e reserve-o.

O creme de leite ou molho branco de sua preferência:

Em uma panelinha prepare-o ou ferva-o se for pronto.

Momento "D"e ficar pronto:

Tenho em casa duas paejeiras, embora não goste de paella, mas o formato e a profundidade dessa panela é espetacular para cozinhar. Mas se não tiver uma em casa, prefira uma panela com diâmetro maior (não precisa ser uma tacho, né!?). Coloque um belo e generoso fio de azeite, aqueça-o e, em seguida, coloque o macarrão para dar uma fritadinha. Com o fogo baixo, mexa com cuidado para não cortar a massa. Coloque agora os ovos batidos sobre o macarrão para que sejam cozidos e fritos. Em seguida, coloque o bacon (já frito... só pra lembrar) e despeje aos poucos (de preferência dos cantos da panela para o centro) o molho branco, para que toda a massa seja envolvida. MEXA A MASSA CALMAMENTE PARA NÃO CORTÁ-LA!

Desligue o fogo e salpique com folhas de manjericão fresco ou salsa fresca/desidratada.

Pronto! Agora é servir e deixar na mesa o azeite e muito queijo para acompanhar!

Um abraço a todos!


3 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo!!!
Pena que, segundo minha dieta atual de "gente esquisita", os únicos ingredientes da receita que posso comer são os ovos, o azeite e a salsa ou manjericão.
Isso dá, no máximo, uma omelete - o que fica beeem longe de um delicioso espaguete a carbonara. Mas até que já estou começando a me acostumar...
Bom apetite pra quem pode aproveitar!

PS: Te desafio a descobrir quem sou eu!!!

Gi Bordinhon disse...

Claro que eu sei quem é você!!! És tu FLOR!!! hahahahahahaha!

Abraços!

Anônimo disse...

Gi obrigada pela receita, vou receber hj um casal de franceses e vamos testar.. hihi

Ah estou esperando vcs aqui em casa por 40 dias ou mais!!!!!! rs
bjs com amor

Paula