domingo, 29 de março de 2009

Alho Poró

Pessoal,
Vi no site Igeduca considerações interessantes sobre o "alho poró" e compartilho na íntegra com vocês. 
Abraços, Gi.





DELÍCIAS COM ALHO-PORÓ
Por Maribel Gonçalves de Melos

O alho poró ou alho porró como é conhecido na Europa, de onde é originário, é parente da cebola e primo um pouco mais distante do aspargo. No Brasil, não é muito utilizado, talvez, por não ser tão conhecido.

É uma hortaliça tenra, de folhas compridas e relativamente largas, que se sobrepõem umas as outras. Seu caule mede de 10 a 20 cm de comprimento e tem a base dilatada em forma de bulbo, com raízes parecidas às do alho comum.

Pratos como cremes típicos ingleses e franceses, não dispensam o vegetal, que também vai muito bem como ingrediente principal de caldos ou como tempero de carnes, aves e peixes. Todas as suas partes são comestíveis, mas é preferível aproveitar a parte branca, por ser mais macia. Seu sabor ardido peculiar é considerado mais leve do que o do alho e o da cebola, mas é bem perceptível, e tem a capacidade de dar um destaque diferenciado e agradável à comida.

Boas razões para usar o alho poró

Sua composição nutricional, chama a atenção, pelas baixas calorias. O alho-poró contém vitamina A, B, C e potássio, mas em pequenas concentrações. A sua principal característica, no entanto, é não conter enxofre em grande quantidade como é o caso da cebola, por isso não causa gases, nem mau-hálito.

O alho-poró é útil em uma variedade de pratos, onde seu sabor, semelhante ao da cebola, é apreciado. Pode ser fervido e peneirado com batatas e servido como sopa. Pode-se também refogá-lo em caldo sem gordura para ser servido quente ou pincelá-lo levemente com azeite de oliva e grelhá-lo para servir com legumes.

Escolha e conservação

No momento da compra, prefira os mais finos porque são mais macios e escolha os que têm a mesma proporção de parte verde e branca.

Lave bem para eliminar os resíduos de terra e elimine as folhas externas mais duras. Para conservar o alho-poró: coloque-o na geladeira, envolvido em um saco plástico, próprio para alimentos, ou em saco de papel. Dura 3 a 4 dias.

OBS:: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista em Porto Alegre/RS. 

Nenhum comentário: