sexta-feira, 6 de março de 2009

Algumas histórias prá contar




Pessoal,

Gostei de Fortaleza.

Conheci muitos lugares, apesar do pouco tempo que passei ali nesses dias de folga.

Seguem os "pontos turísticos" que conheci, hotel em que me hospedei, lugares onde fiz refeições e lanchinhos e algumas impressões:

* Iate Clube de Fortaleza
Na contramão da rota do turismo, uma semana antes pesquisei no google as palavras "pós carnaval fortaleza", diante da data em que chegaríamos eu e meu marido, e nessa busca encontrei uma propaganda no site da prefeitura de Fortaleza com uma chamada para a 10a edição do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e que no dia 28 se encerraria em Fortaleza.

Uma boa oportunidade prá conhecer o lado cultural da cidade, mas com enfoque diferente... então, lá fomos nós! Pegamos um táxi e chegamos às 20h. O local não poderia ser melhor: à beira-mar, num gramado lindo, com cadeiras e mesas espalhadas, um céu estrelado que Deus mandou lindamente e no palco a Banda MaraJazz e Dixie Square Jazz Band. Uma programação de primeira, com músicos de altíssima qualidade e uma adorável noite. Valeu a pena. A única ressalva foi o atendimento dos garçons... lento... demorado!

Todos os sábados, no final da tarde, o Iate Clube promove o Jazz ao pôr-do-sol com bandas da cidade... quando for à Fortaleza e se gostar de Jazz... não deixe de ir.

* Av. Beira Mar
Sem muito que falar... tem de tudo.

* Feirinha da Beira Mar
Sem muito que falar (2)... tem de TUDO.







* Mercado Municipal

Tem tudo e mais um pouco.







* Geppo’s

Um belo restaurante na Beira- Mar... preço de Brasília... lugar gostosinho. Bom atendimento.


* Sorveteria 50 sabores

Tem em vários lugares, com sabores tradicionais e exóticos, tudo muito saboroso... o atendimento deixa a desejar... falta presteza, atenção e cordialidade.


* Dragão do Mar
Um espetáculo à parte. Um lugar que impressiona com tanta variedade, atrações e qualidade do espaço. Destaque para a arquitetura, as exposições, a livraria, a biblioteca, o cinema, o planetário, o complexo gastronômico e cantinhos que servem prá sentar, conversar e ver o tempo passar. É imperdível. Um lugar que respira cultura! Nota 11.



* Santa Clara Café Orgânico

Fica no complexo Dragão do Mar e foi indicado pela VEJA 2008 como a melhor cafeteira da cidade... e é, de fato. Preços acessíveis, ambiente aconchegante e bem decorado. Bom atendimento.





* Praia do Futuro
Bonita. Limpa. Um lugar que você aproveita a natureza, mas que inspira cuidados pela falta de segurança...!

* Hospital São Mateus
Sim, visitamos o hospital. Fica em Papicu, é novo... mas ficamos mais de duas horas na espera para ser atendido na EMERGÊNCIA! Ah! O hospital é particular...!
Meu marido teve uma infecção intestinal... mas deu tudo certo e já está bem.

* Hotel Vila Galé
É um hotel 5 estrelas, padrão luxo e fica na praia do Futuro. Acomodações razoáveis (poderia ser melhor), a arquitetura do hotel é razoavelmente moderna, com destaque para o saguão de entrada, piscina, quadra de tênis e restaurantes.


O hotel fica distante do centro da cidade, sendo assim, ou você pega um táxi (que não é barato na cidade... muito diferente de Maceió) ou espera a fenomenal cortesia do hotel que dispõe de um micro-ônibus com horários pré-definidos que levam você aos pontos turísticos.


À noite não dá pra dar aquela caminhadinha na beira da praia... não é seguro, na verdade a região fica um deserto, ou seja, ou você vai para o centro ou fica DENTRO do hotel.

O hotel dispõe também de uma enorme barraca na praia, com ducha, banheiro limpo, cadeiras e quiosques. O espaço não tem o clássico guarda sol de plástico, se quiser um, tem que alugar dos vendedores de água de côco (5 reais).


O atendimento do hotel de forma geral é péssimo. Você pede uma informação para o garçom ou serviço de quarto, a resposta nem sempre é adequada... na barraca da praia, que pertence ao hotel, tive a maior prova da péssima prestação de serviço e cordialidade zero dos atendentes: pedi ao “segurança” da barraca que me auxiliasse a pegar duas cadeiras de praia, o mesmo me respondeu que não poderia me ajudar porque estava com uma ferida na perna e que por isso não poderia andar pela areia e me orientou a pedir ao garçom que estava próximo dele... lá fui eu... o garçom estava muito ocupado... ele estava conversando com um vendedor de óculos ambulante... e falei:

- O senhor, por gentileza, poderia providenciar duas cadeiras de praia?

Ele me respondeu prontamente: - Daqui a pouco.

No sábado, dia em que chegamos, o garçom da barraca do hotel nos atendeu por volta das 16 horas, e o local fecharia às 17h, fizemos o nosso pedido (que veio com itens trocados...) e ao pedirmos uma coca-cola ele pega e olha no relógio e demonstra muita insatisfação em nos atender, do tipo “mas que saco, heim...”.


No outro dia fui testar minhas habilidades na quadra de tênis à noite... e o “responsável” por acender a luz da quadra mal sabia como fazer... ligava de um lado e desligava do outro... quando não desligava tudo... o rapaz levou quase 25 minutos pra achar o botão e acender corretamente... Resumindo... o atendimento não é prioridade do hotel, porém como não quero ser injusta com quem merece, dou nota 10 para o motorista do micro-ônibus que era muito educado, cortês e gentil.


E assim foi a minha 1ª experiência em Fortaleza... apesar “de” uma (s) coisa (s) ou outra (s), não riscou a boa impressão da cidade e do povo cearense. Espero voltar e conhecer outros muitos lugares da cidade e da região.


Abraços!

7 comentários:

Paula e Edinho disse...

Gi que passeio otimo!

O que foi que vc fez prq o Fer comer que ele passou mal?
ou foi nestas birinbocas que vcs foram comer? rsrsrsrs
Ai que saudades desses viajantes....
O blog esta bem legal, nao pare nunca!!!!
bjs

Ana Flor disse...

Pois eh, faltou dizer em qual desses lugares eh que a comida do Fernando veio com surpresa (rs).

Gi Bordinhon disse...

Amigos,

Eu me rendo!!! Vou ter que falar... hahahahaha... o médico disse que pode ter sido água ou alimento, o Fer garante que foi o camarão que comemos no domingo. Mas não tenho tanta certeza, porque eu comi a mesma a coisa e não passei mal. Só sei que não posso falar/citar/lembrar do "bendito camarão" com o Fer há alguns dias... rs.

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Gi, que saudades!!!!
Nunca mais nos vimos não é?
Visitei seu blog e adorei a dica de Fortaleza... no dia 22 de Março irei viajar para lá. E já anotei todas as suas dicas! Um grande beijooooooo

Gi Bordinhon disse...

Menina! Quanto tempo! Muuuuuitas saudades! Fiquei feliz por esse reencontro.

As dicas de Fortaleza são quentes e quando você retornar, me manda as suas dicas e impressões da cidade, tá?

Um super bjo!

Caio Cesar disse...

Boa Noite Gislaine...
Tambem sou de Brasília e navegando pelo google a procura de opiniões sobre o vila gale fortaleza, encontrei seu blog...
Primeiramente venho parabenizar pelo blog que por sinal é um "prato cheio" para quem pretente conhecer e quem aprecia a gastronomia da nossa Capital...
Enfim...Estou com Ferias marcada para Fortaleza e estou com duvidas sobre onde ficar. Primeiramenre pretendo ficar no Vila Gale..gostei da estrutura e queria saber o seu "Veredicto" final sobre o Hotel...risos..
Gostou do Hotel ou não??
Voce indicaria para um amigo?
É melhor gastar um pouco menos e ficar nos hoteis na Beira Mar?
Quanto custa o taxi do vila gale ate a avenida beira mar?
Agradeço a atenção....
abraçossssss..

Gi Bordinhon disse...

Olá, Caio! Sobre o Vila Galé... fiquei muito decepcionada com o hotel. Imaginei uma coisa, mas ao chegar lá, percebi que não fiz um bom negócio. Na minha opinião é um hotel para turista estrangeiro. Vou colocar alguns (outros) pontos que destaco como importante para sua decisão:

- Se você gosta de acomodações novas e modernas, os quartos do Vila Galé precisam de uma "re-paginação" e deixam a desejar, o banheiro do quarto que eu fiquei os rejuntes não são limpos há muito tempo...
- Um táxi do hotel até a Beira Mar fica + ou - 20 reais...
- A praia é muito boa, água limpa, mas tome cuidado com seus pertences de valor...

Meu veredicto final:
Se você quer ir à Fortaleza e ficar somente na praia do Futuro, o Vila Galé é a opção, mas se você pretende conhecer outros lugares (Jericoacoara... Beach Park... e outros) você pode pesquisar outros hotéis para se hospedar...

Mas, sinceramente, eu não indicaria o Vila Galé para ninguém.

Caio, espero ter ajudado e desejo que sua estada em Fortaleza seja muito boa... aproveite!

Grande abraço, Gi.